JANA MATTER
BIO
Artista multidisciplinar, atua nas áreas das artes cênicas, audiovisual e gestão cultural. Atriz profissional desde 2002, trilhou seu caminho para se tornar uma influência marcante no cenário cultural nacional e internacional. Natural de Curitiba, Brasil, foi cofundadora da Súbita Companhia de Teatro em 2007 - ainda em atividade - e da Alfaiataria, um espaço de artes único na cidade, inaugurado em 2019.
Graduada em psicologia, escolheu o teatro como seu campo de estudo, focando-se na intrincada conexão entre fisicalidade e expressão. Como preparadora corporal, guia outros artistas rumo à expressão mais autêntica de si mesmos. Seu repertório técnico é enraizado nos renomados Métodos Viewpoints e Suzuki para atrizes e atores, uma abordagem dinâmica desenvolvida pelo visionário diretor japonês Tadashi Suzuki, além de um sólido conhecimento autodidata em teatro físico. Como dramaturga e diretora, explora mundos e emoções no palco, arquitetando a experiência teatral.
Não limitando sua influência ao Brasil, ela tem levado seu conhecimento além-fronteiras, ensinando e praticando em diversos países desde 2009. Suas oficinas e cursos são procurados por pré-profissionais e profissionais do teatro, ávidos por refinamento técnico e poético. Fomenta estudos, workshops, residências e intercâmbios com artistas e grupos ao redor do mundo e desempenha um papel importante como membro do The Magdalena Project, uma rede global de mulheres de teatro, onde atua como a tradutora oficial do site nos idiomas português-inglês-espanhol.
Atualmente vive em Barcelona, Espanha, onde tem explorado sua atuação dentro da realização audiovisual, em especial como roteirista e diretora. Atualmente está em processo de produção de seu primeiro curta-metragem em idioma espanhol: V de Valeria, com estreia prevista para início de 2024.
Como idealizadora e diretora artística da Alfaiataria, criou um espaço simbólico e físico de resistência, diálogos e intercâmbios. A Alfaiataria se destaca como um epicentro de investigações artísticas, ações de formação, apresentações de teatro, dança, música, saraus, mostras de vídeo, performances, exposições e encontros afetivos.
ATRIZ - TEATRO
2022 - 2023
- PAÍS DO FUTEBOL (em processo)
2019 - 2023
- MULHER, COMO VOCÊ SE CHAMA? (solo)
2017
- OUTRA PALAVRA
- CON LA CARMEN NO TE METAS
- PÃO COM LINGUIÇA - Preparação Corporal
2016
- NUON - Preparação Corporal
2015
- T3
- SANTA-ME / GILDA CONVIDA MARIA BUENO
2014
- CÂMERA ESCURA
- O MILAGRE NA CELA
2013
- EXTRAORDINÁRIO COTIDIANO
- AMORES DIFÍCEIS
2012
- REUNIÃO DE CONDOMÍNIO
- PORQUE NÃO ESTOU ONDE VOCÊ ESTÁ
2011
- MEUS OLHOS ESTÃO DEGRINGOLANDO
- VERTIGEM
2010
CORAÇÃO DE CONGELADOR
2008
- DIGA ONDE DÓI
- ESTE TEMPO É MEU
2007
- O OLHO D’ÁGUA
- O CONTO DA ILHA DESCONHECIDA
ATRIZ - AUDIOVISUAL
2021
- AQUI - 6 curtas-metragens
2018
- TODA FORMA DE AMOR - Série Canal Brasil
Personagem Flávia - direção Bruno Barreto
2015
- CORAÇÃO DE CONGELADOR – O FILME
2014
- CORAÇÃO MAGOADO
- BOM DIA
2012
- HIDDEN
2009
- DESFECHO
2008
- OS CORDÕES DE LAURA
2007
- SURPRESA EM GLACÊ